• Facebook: EmbaixadaCaboVerdeWashingtonDC/
  • Twitter: jm j
  • YouTube: embcvusa

Anúncio de Concurso

                                                 Anúncio de Concurso

                                                                      Recrutamento de Jovens Conselheiros

A Chefia do Governo faz saber a todos os interessados que se encontra aberto um concurso público, destinado a todos os cidadãos, nos termos abaixo indicados, para a seleção de 20 (vinte) jovens para o Conselho Consultivo da Juventude,criado pela Resolução nº 95/2017, de 22 de Agosto e que funcionará como uma plataforma de comunicação entre os jovens, junto do Primeiro-Ministro de Cabo Verde.

1-      Resumo das principais tarefas:

       -Aconselhar sobre questões de relevância para o presente e futuro do país em matérias com impacto na vida dos jovens, nomeadamente o emprego, a educação, o empreendedorismo, os valores da família e da vida em sociedade, a habitação, a inovação, as tecnologias de informação e comunicação e o desenvolvimento sustentável;

 - Demonstrar a sua visão, discutindo e partilhando questões relevantes sobre o país;

 - Participar ativamente na ação governativa, quanto às questões que tenham impacto na vida dos jovens;

 - Propor agendas e medidas de políticas ao Primeiro-Ministro.

2-      Requisitos necessários:

        - Ter nacionalidade cabo-verdiana;

        -Ter idade compreendida entre os 18 e 35 anos;

        - Não ter filiação partidária.

Valoriza- se:

- Capacidade de organização ;

- Dedicação exigível para a função;

- Trabalho em equipa;

- Sentido de responsabilidade;

- Disponibilidade imediata.

3-      Método de seleção:

A seleção dos candidatos consistirá nas seguintes etapas:

- Triagem curricular detalhada, em função das necessidades, e de acordo com os requisitos acima referidos;

- Avaliação Curricular e de experiência geral;

- Apreciação da adequação à função (experiência, tendo em contao grau de participação social, comunitária, empresarial, académica, tecnológica, desportiva e cultural);

- Entrevista de seleção;

- Seleção final.

4-      Documentos para o suporte da candidatura:

- Carta de apresentação;

- Curriculum Vitae;

- Documento comprovativo das habilitações literárias e de experiências gerais;

- Fotocópia do Bilhete de Identidade ou do Passaporte;

5-      Outras informações:

1-      A candidatura deve ser apresentada na plataforma informática do Conselho Consultivo da Juventude (ccj.cv) ou entregue diretamente, em envelope fechado, no Gabinete do Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência de Conselho de Ministros, no Palácio do Governo, CP nº 304, Várzea, Cidade da Praia, o mais tardar até às 16h30min. do dia 6 de Setembro de 2019.

Cape Verde gets its moment in the sun

Cape Verde gets its moment in the sun

THE WASHINGTON POST . SUNDAY, MARCH 4, 2018

 

https://www.washingtonpost.com/lifestyle/travel/cape-verde-gets-its-moment-in-the-sun/2018/03/01/0e92f91c-18c4-11e8-92c9-376b4fe57ff7_story.html?utm_term=.2cedf296bd64

 

 

Banco Mundial aprova linha de credito em 15 milhões de dólares americanos para financiamento MPMEs

Banco Mundial aprova linha de credito em 15 milhões de dólares americanos para financiamento MPMEs

O Conselho de Administração do Banco Mundial aprovou ontem, 15 de fevereiro, uma linha de crédito, no valor de 15 milhões de dólares americanos a favor de Cabo Verde para o financiamento das micro, pequenas e médias empresas.

O projeto visa melhorar o acesso ao financiamento para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Este objetivo será alcançado através da implementação dos seguintes quatro componentes: (i) um fundo de garantia parcial para fortalecer o financiamento das MPMEs, em cerca de 10 milhões de dólares americanos; (ii) assistência técnica às MPMEs; (iii) melhoria do sistema de informações de crédito; e (iv) suporte para a implementação do projeto.

“Com este financiamento vamos poder alavancar, vezes 5, em termos de financiamento para a economia, para as micro, pequenas e médias empresas. Os recursos estão disponíveis para o efeito e recebemos a confirmação hoje”, avançou o Vice-primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia.

Os principais beneficiários do projeto serão as MPMEs solventes, incluindo as mulheres e os primeiros mutuários que têm boas oportunidades de negócios, mas não possuem garantias suficientes para obter financiamento por conta própria.

Esta linha de crédito rirá melhorar a competitividade e o desenvolvimento do sector privado através do reforço do sector das MPME em Cabo Verde.

Governo e Afreximbank formalizam memorando de um portfólio de 500 Milhões de Euros

Governo e Afreximbank formalizam memorando de um portfólio de 500 Milhões de Euros

 

A linha de crédito de 500 Milhões de euros visa financiar projetos privados e públicos nacionais estruturantes para Cabo Verde, conforme considerou o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que presidiu o ato, nesta terça-feira, 13, em São Vicente. Para o Chefe do Governo é resultado de um bom ambiente de negócios que se criou e que acaba por abrir portas ao financiamento, como acontece com o Afreximbank.

 “Um bom investimento público é aquele que promove o investimento privado e a economia. E o Afreximbank é o nosso parceiro e vai ajudar no financiamento de outros projetos bancáveis, em São Vicente, e no país, dependendo da capacidade do setor privado, em empreender, correr riscos, inovar e identificar bons projetos”, observou Ulisses Correia e Silva, sublinhando que a intenção do governo é trabalhar de mãos dadas com operadores que, de fato, querem investir com qualidade.

Também com o financiamento do Afreximbank, foi assinado o term sheep para execução do complexo hoteleiro Golden Tulip Mindelo, em São Vicente. De acordo com o Primeiro-ministro, o projeto justifica a grande parceria entre o Governo, os privados e o financiador Afreximbank, num negócio que será “rentável, criará riqueza, rendimento e empregos”.

“Estamos a falar de um projeto de cerca de 35 milhões de euros, enorme para Cabo Verde e extraordinário para São Vicente”, disse o chefe do Governo, mostrando que, por outro lado, está-se a resolver a capacidade de oferta de São Vicente em termos de alojamento.

“Assim, teremos mais voos, mais turismo, mais fluxo e, seguramente, mais economia”, precisou.

Até porque, lembrou, o governo elegeu o turismo como um dos setores prioritários pela oferta natural que tem, uma atividade que mais rápido contribui para o crescimento”. Primeiro, “porque traz mercado num país como Cabo Verde de 500 mil consumidores e com um rendimento per capita inferior a 4 mil dólares”, afiançou Correia e Silva, para quem é necessário ultrapassar a ideia de pequenez e de pobreza que não são resultados de recursos naturais ou minerais, e cujo pensamento só serve para condicionar o país ao desenvolvimento.

Concessão do serviço público de transporte marítimo de passageiros e carga entre ilhas

Concessão do serviço público de transporte marítimo de passageiros e carga entre ilhas

Concurso Público Internacional

International Public Tender

A melhoria da ligação entre as ilhas constitui uma das grandes prioridades deste Governo. Cabo Verde é um arquipélago e a ligação entre as ilhas é fundamental para assegurar a movimentação de passageiros e cargas, de modo a garantir a unificação do mercado nacional, trazendo a dinâmica à economia, através da criação de novas oportunidades de negócios e de investimentos.

Com este propósito, o Governo de Cabo Verde lança um concurso público internacional para selecionar um parceiro estratégico, com know-how comprovado neste ramo de atividades, que através de uma concessão única, passa a fazer a gestão e a exploração do serviço público de transporte marítimo de passageiro e cargas inter-ilhas.

A concessão será atribuída através de um concurso público internacional, competitivo e transparente, seguindo as regras de contratação pública de Cabo Verde. Será um concurso limitado por prévia qualificação sendo que, na primeira fase, os interessados deverão submeter as suas manifestações de interesse e, numa segunda fase, apresentar as suas propostas técnicas e financeiras.

Após a manifestação de interesse os candidatos serão avaliados e selecionados com base nos seguintes requisitos:

  1. Capacidade Técnica;
  2. Capacidade Financeira.

Os interessados deverão entregar as manifestações de interesse até o dia 5 de março de 2018, às 15:30. No dia 15 de março, os selecionados para a segunda fase serão convidados a apresentar a sua proposta técnica e financeira.

Os selecionados terão 45 dias (até 18 de maio) uteis para apresentar as suas propostas técnicas e financeiras. Até 8 de junho será conhecida a proposta vencedora com a qual serão iniciadas as negociações.

A 4 de julho de 2018 espera-se concluir o processo, com a assinatura do contrato. 

loading map...
Click item below to move to





Videos

Copyright © 2019 Embassy of Cape Verde in USA. All Rights Reserved.
Joomla! is Free Software released under the GNU General Public License.