• Facebook: EmbaixadaCaboVerdeWashingtonDC/
  • Twitter: jm j
  • YouTube: embcvusa

Governo e Afreximbank formalizam memorando de um portfólio de 500 Milhões de Euros

Governo e Afreximbank formalizam memorando de um portfólio de 500 Milhões de Euros

 

A linha de crédito de 500 Milhões de euros visa financiar projetos privados e públicos nacionais estruturantes para Cabo Verde, conforme considerou o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que presidiu o ato, nesta terça-feira, 13, em São Vicente. Para o Chefe do Governo é resultado de um bom ambiente de negócios que se criou e que acaba por abrir portas ao financiamento, como acontece com o Afreximbank.

 “Um bom investimento público é aquele que promove o investimento privado e a economia. E o Afreximbank é o nosso parceiro e vai ajudar no financiamento de outros projetos bancáveis, em São Vicente, e no país, dependendo da capacidade do setor privado, em empreender, correr riscos, inovar e identificar bons projetos”, observou Ulisses Correia e Silva, sublinhando que a intenção do governo é trabalhar de mãos dadas com operadores que, de fato, querem investir com qualidade.

Também com o financiamento do Afreximbank, foi assinado o term sheep para execução do complexo hoteleiro Golden Tulip Mindelo, em São Vicente. De acordo com o Primeiro-ministro, o projeto justifica a grande parceria entre o Governo, os privados e o financiador Afreximbank, num negócio que será “rentável, criará riqueza, rendimento e empregos”.

“Estamos a falar de um projeto de cerca de 35 milhões de euros, enorme para Cabo Verde e extraordinário para São Vicente”, disse o chefe do Governo, mostrando que, por outro lado, está-se a resolver a capacidade de oferta de São Vicente em termos de alojamento.

“Assim, teremos mais voos, mais turismo, mais fluxo e, seguramente, mais economia”, precisou.

Até porque, lembrou, o governo elegeu o turismo como um dos setores prioritários pela oferta natural que tem, uma atividade que mais rápido contribui para o crescimento”. Primeiro, “porque traz mercado num país como Cabo Verde de 500 mil consumidores e com um rendimento per capita inferior a 4 mil dólares”, afiançou Correia e Silva, para quem é necessário ultrapassar a ideia de pequenez e de pobreza que não são resultados de recursos naturais ou minerais, e cujo pensamento só serve para condicionar o país ao desenvolvimento.

Banco Mundial aprova linha de credito em 15 milhões de dólares americanos para financiamento MPMEs

Banco Mundial aprova linha de credito em 15 milhões de dólares americanos para financiamento MPMEs

O Conselho de Administração do Banco Mundial aprovou ontem, 15 de fevereiro, uma linha de crédito, no valor de 15 milhões de dólares americanos a favor de Cabo Verde para o financiamento das micro, pequenas e médias empresas.

O projeto visa melhorar o acesso ao financiamento para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Este objetivo será alcançado através da implementação dos seguintes quatro componentes: (i) um fundo de garantia parcial para fortalecer o financiamento das MPMEs, em cerca de 10 milhões de dólares americanos; (ii) assistência técnica às MPMEs; (iii) melhoria do sistema de informações de crédito; e (iv) suporte para a implementação do projeto.

“Com este financiamento vamos poder alavancar, vezes 5, em termos de financiamento para a economia, para as micro, pequenas e médias empresas. Os recursos estão disponíveis para o efeito e recebemos a confirmação hoje”, avançou o Vice-primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia.

Os principais beneficiários do projeto serão as MPMEs solventes, incluindo as mulheres e os primeiros mutuários que têm boas oportunidades de negócios, mas não possuem garantias suficientes para obter financiamento por conta própria.

Esta linha de crédito rirá melhorar a competitividade e o desenvolvimento do sector privado através do reforço do sector das MPME em Cabo Verde.

Promoção da Lingua Portuguesa

Promoção da Lingua Portuguesa

Este ano terá lugar, pela segunda vez, o chamado exame NEWL (National Examinations in World Languages) de Português, promovido pelo American Councils for International Education (AC) e reconhecido pelo programa de Advanced Placement do College Board. Este exame tem como enorme vantagem o facto do seu resultado se poder converter em créditos adicionais no acesso dos alunos às Universidades americanas. Este sistema já existia para uma série de outros idiomas, tendo a sua extensão ao Português implicado uma luta de vários anos.

O valor estratégico deste exame - que cobre todas as variantes da Língua Portuguesa - é óbvio, ao permitir por cobro a uma desvantagem, que não se compreendia, face a outros idiomas – alguns deles bem menos falados do que o nosso – e, simultaneamente, mobilizar muitos mais alunos, nos EUA, para a aprendizagem da língua que todos partilhamos. No entanto, para que o resultado seja esse, é necessário fazer chegar a informação ao maior número possível de interessados, sobretudo às escolas secundárias do ensino público e às universidades.

O ano passado, só 55 alunos realizaram o exame, a nível nacional, um número muito longe do potencial existente, mas que atribuímos ao facto estarmos perante uma primeira experiência. O American Councils informou-nos, no entanto, que, até ao momento, só 22 alunos se haviam inscrito para o exame deste ano. Convenhamos que é – novamente – pouco e, se o ritmo se mantiver, corremos o risco das instituições norte-americanas concluírem que o exame se não justifica, o que nos remeteria para o lugar onde estávamos há dois anos, com a agravante de termos de recomeçar a partir de uma experiência falhada.

Precisamos, assim, que mais alunos concorram, que mais escolas abram centros de exame. Venho, por isso, apelar ao vosso apoio nesse sentido, através de uma divulgação tão ampla quanto possível junto das vossas comunidades. No que nos toca, esse esforço tem sido protagonizado pela nossa rede diplomática e consular, junto das comunidades educativas (escolas portuguesas comunitárias, escolas públicas americanas e departamentos de universidades americanas onde se ensina a língua portuguesa), movimentos associativos e clubes portugueses, órgãos de comunicação sociais (jornais, rádios e canais de televisão luso americanos), sempre em articulação com o Instituto Camões e a nossa Coordenação do Ensino de Português nos EUA. Emitimos, até, o comunicado, que voz faço chegar, em anexo.

Na generalidade, são os alunos "seniors" (Grade 12) que mais se interessam por este exame, porque estão na iminência de concorrer às Universidades, mas sabemos de alunos dos graus 9, 10 e 11, que, o ano passado também a ele concorreram.

O exame terá lugar dia 28 de abril e as inscrições estão abertas até dia 31 de março. O American Councils (os pontos de contacto estão incluídos no comunicado de imprensa, em anexo) está á disposição das vossas Embaixadas para qualquer informação adicional, bem como o nosso Coordenador para o Ensino da Língua Portuguesa, nos EUA, João caixinha.

Para mais informações consulte o comunicado de imprensa abaixo.

Comunicado de Imprensa

Concessão do serviço público de transporte marítimo de passageiros e carga entre ilhas

Concessão do serviço público de transporte marítimo de passageiros e carga entre ilhas

Concurso Público Internacional

International Public Tender

A melhoria da ligação entre as ilhas constitui uma das grandes prioridades deste Governo. Cabo Verde é um arquipélago e a ligação entre as ilhas é fundamental para assegurar a movimentação de passageiros e cargas, de modo a garantir a unificação do mercado nacional, trazendo a dinâmica à economia, através da criação de novas oportunidades de negócios e de investimentos.

Com este propósito, o Governo de Cabo Verde lança um concurso público internacional para selecionar um parceiro estratégico, com know-how comprovado neste ramo de atividades, que através de uma concessão única, passa a fazer a gestão e a exploração do serviço público de transporte marítimo de passageiro e cargas inter-ilhas.

A concessão será atribuída através de um concurso público internacional, competitivo e transparente, seguindo as regras de contratação pública de Cabo Verde. Será um concurso limitado por prévia qualificação sendo que, na primeira fase, os interessados deverão submeter as suas manifestações de interesse e, numa segunda fase, apresentar as suas propostas técnicas e financeiras.

Após a manifestação de interesse os candidatos serão avaliados e selecionados com base nos seguintes requisitos:

  1. Capacidade Técnica;
  2. Capacidade Financeira.

Os interessados deverão entregar as manifestações de interesse até o dia 5 de março de 2018, às 15:30. No dia 15 de março, os selecionados para a segunda fase serão convidados a apresentar a sua proposta técnica e financeira.

Os selecionados terão 45 dias (até 18 de maio) uteis para apresentar as suas propostas técnicas e financeiras. Até 8 de junho será conhecida a proposta vencedora com a qual serão iniciadas as negociações.

A 4 de julho de 2018 espera-se concluir o processo, com a assinatura do contrato. 

The World's Ten Best Ethical Destinations Award 2017

The World's Ten Best Ethical Destinations 2017

Cabo Verde has again been chosen one of the world’s “Ten Best Ethical Destinations” by Ethical Traveler! This is the 5th time (since 2013) that Cabo Verde is receiving this recognition, and it is a real tribute to the progress it has made and its commitment to continued positive change.

Each year, Ethical Traveler conducts a study of all developing nations to create a list of the world's most inviting, progressive destinations. They  focus on policies and practices that support human rights, environmental protection and social welfare, and use many sources in their research, from Amnesty International to UNICEF.

Ethical Traveler is a global alliance of people who love to travel, and share a sense of responsibility toward the planet. They leverage the economic clout of tourism to protect the planet in many ways, including educating travelers about their impacts on the world, and inspiring them to “vote with their wings.” 

More information is available at www.ethicaltraveler.org/destinations/  

loading map...
Click item below to move to





Videos

Copyright © 2018 Embassy of Cape Verde in USA. All Rights Reserved.
Joomla! is Free Software released under the GNU General Public License.