• Facebook: EmbaixadaCaboVerdeWashingtonDC/
  • Twitter: jm j
  • YouTube: embcvusa

Promoção da Lingua Portuguesa

Promoção da Lingua Portuguesa

Este ano terá lugar, pela segunda vez, o chamado exame NEWL (National Examinations in World Languages) de Português, promovido pelo American Councils for International Education (AC) e reconhecido pelo programa de Advanced Placement do College Board. Este exame tem como enorme vantagem o facto do seu resultado se poder converter em créditos adicionais no acesso dos alunos às Universidades americanas. Este sistema já existia para uma série de outros idiomas, tendo a sua extensão ao Português implicado uma luta de vários anos.

O valor estratégico deste exame - que cobre todas as variantes da Língua Portuguesa - é óbvio, ao permitir por cobro a uma desvantagem, que não se compreendia, face a outros idiomas – alguns deles bem menos falados do que o nosso – e, simultaneamente, mobilizar muitos mais alunos, nos EUA, para a aprendizagem da língua que todos partilhamos. No entanto, para que o resultado seja esse, é necessário fazer chegar a informação ao maior número possível de interessados, sobretudo às escolas secundárias do ensino público e às universidades.

O ano passado, só 55 alunos realizaram o exame, a nível nacional, um número muito longe do potencial existente, mas que atribuímos ao facto estarmos perante uma primeira experiência. O American Councils informou-nos, no entanto, que, até ao momento, só 22 alunos se haviam inscrito para o exame deste ano. Convenhamos que é – novamente – pouco e, se o ritmo se mantiver, corremos o risco das instituições norte-americanas concluírem que o exame se não justifica, o que nos remeteria para o lugar onde estávamos há dois anos, com a agravante de termos de recomeçar a partir de uma experiência falhada.

Precisamos, assim, que mais alunos concorram, que mais escolas abram centros de exame. Venho, por isso, apelar ao vosso apoio nesse sentido, através de uma divulgação tão ampla quanto possível junto das vossas comunidades. No que nos toca, esse esforço tem sido protagonizado pela nossa rede diplomática e consular, junto das comunidades educativas (escolas portuguesas comunitárias, escolas públicas americanas e departamentos de universidades americanas onde se ensina a língua portuguesa), movimentos associativos e clubes portugueses, órgãos de comunicação sociais (jornais, rádios e canais de televisão luso americanos), sempre em articulação com o Instituto Camões e a nossa Coordenação do Ensino de Português nos EUA. Emitimos, até, o comunicado, que voz faço chegar, em anexo.

Na generalidade, são os alunos "seniors" (Grade 12) que mais se interessam por este exame, porque estão na iminência de concorrer às Universidades, mas sabemos de alunos dos graus 9, 10 e 11, que, o ano passado também a ele concorreram.

O exame terá lugar dia 28 de abril e as inscrições estão abertas até dia 31 de março. O American Councils (os pontos de contacto estão incluídos no comunicado de imprensa, em anexo) está á disposição das vossas Embaixadas para qualquer informação adicional, bem como o nosso Coordenador para o Ensino da Língua Portuguesa, nos EUA, João caixinha.

Para mais informações consulte o comunicado de imprensa abaixo.

Comunicado de Imprensa

loading map...
Click item below to move to





Videos

Copyright © 2018 Embassy of Cape Verde in USA. All Rights Reserved.
Joomla! is Free Software released under the GNU General Public License.